MASSA DE PEIXE COM POEJOS

MASSA DE PEIXE COM POEJOS



Poejos para mim remontam ao Alentejo. As minha pupilas gustativas até saltam só de pensar nas açordas e nas sopas de cação que por la comemos. E o licor de poejos? Humm... delicioso!

Porém, percebi já há algum tempo, que aqui pelos arredores de Lisboa não é fácil de encontrar. Na praça onde costumo ir aos sábados de manhã lá encontro por vezes e, quando assim é, trago logo um molho comigo. Tenho de pensar seriamente em plantar esta erva aromática na minha mini hortinha que tenho na varanda.

Desta vez, e tendo sobrado de uma deliciosa sopa de cação, juntei os poejos a uma massa de peixe. Ficou com um sabor intenso e fresco. Maravilha!


Ingredientes:
1 cebola média
Azeite
1 Tomate maduro grande

Poejos
Sal

Óregãos
1 colher de café de açúcar
Peixe à escolha (usei tintureira)

Massa cotovelos



Preparação:
Para esta receita precisamos de 3 bicos de fogão a trabalhar em simultâneo (pelo menos para fazerem a versão rápida!).
Então, num dos tachos vamos colocar água e sal para quando estiver a ferver colocarmos o peixe a cozer.
No segundo tacho vamos colocar água e sal e, quando ferver, colocamos a massa a cozer.
No terceiro tacho, forramos o fundo com azeite e juntamos a cebola e o tomate picados grosseiramente. Polvilhamos com óregãos e uma colher de café de açúcar para cortar o ácido do tomate.
Deixamos tudo cozer.
Quando o peixe estiver cozido, partimos em pedaços mais pequenos e reservamos.
Quando a massa estiver cozida, escorremos e reservamos.
Quando o tomate e a cebola estiverem praticamente desfeitos, desligamos e trituramos bem com a varinha mágica.
Vamos então à "montagem"! Num tacho colocamos o molho triturado e ligamos o lume. Adicionamos o peixe, envolvemos bem no molho e adicionamos a massa. Voltamos a envolver novamente para a massa ganhar o molho e juntamos os poejos picados.


Bom apetite!!

Comentários

  1. Que delicia amei, obrigado pela visita volte sempre.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  2. Hum que parece ser bastante delicioso
    Beijinhos
    Novo post (Mala Senhora Floral) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Há muito que não faço uma massa com peixe, esta parece-me bem apetitosa.

    ResponderEliminar
  4. À sexta-feira gosto de cumprir aquela tradição católica de comer peixe. Não só pela vertente religiosa, mas porque é uma forma de nos obrigar a consumir peixe. Da minha parte não há problema nenhum pois se eu pudesse até comia peixe todos os dias! Mas a minha malta (principalmente o marido) prefere carninha! Para variar as refeições de peixe, fiz uma massa muito parecida com esta na sexta- feira passada. Eu gostei, achei que estava bem saborosa. Já o meu marido comeu, mas com muito sacrifício! Ele já não vai muito à bola com peixe e ainda por cima é daqueles que acha que peixe é com batata! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente cá em casa todos gostam muito de peixe, torna tudo mais fácil!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Oi, Joana!

    Fiquei com vontade de provar! Que delícia!!

    Abraços, Cris

    ResponderEliminar
  6. Nada melhor do que uma massinha bem preparada, que delícia de
    receita amiga!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Tão bom Joana, adoro o sabor fresco dos poejos, mesmo bom!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  8. Não sou grande fã de poejos mas essa massa tem muito bom aspecto! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Uma boa massada neste tempo frio e com um sabor a poejo faz voltar ao Alentejo
    Bjs
    https://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Deve ficar uma delícia. Adorava provar.

    ResponderEliminar
  11. Somos fãs de massadas e com peixe e poejos é excelente, realmente leva-nos ao Alentejo!!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  12. Querida Joana
    Apesar dos três tachos, parece-me simples de fazer.O pior, aqui no Norte, é arranjar a tintureira.Mas sempre pode ser substituída por outro peixe. Obrigada.Deve ser um prato delicioso.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim não é nada fácil encontrar tintureira ou cação, mas pode sempre ser substituído por outro peixe a gosto!
      Beijinho

      Eliminar
  13. Adoro, faço com algumas variações no peixe, mas fica delicioso! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  14. Gosto tanto de massa de peixe.
    Belissima sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/quiche-de-alheira-vegetariana.html

    ResponderEliminar
  15. Que delícia eim....adoro massa de peixe.....bjsss querida.

    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Joana que delícia fiquei com água na boca, o aspecto está muito bom, já quero experimentar Joana bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  17. Uma receita para mim surpreendente que me deixou com água na boca!
    Bj Joana.

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
  18. Que belo prato de massa!!! Nunca comi poejos...
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro massadas de peixe, é mesmo algo que me agrada imenso. Mas nunca experimentei poejos, aliás, acho que só os vi na tv e em fotos, mas nunca ao vivo :)
    Um beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil encontrar poejos, principalmente aí para o norte!
      Beijinho

      Eliminar
  20. Desconhecia os poejos até há pouco tempo quando resolvi comprar um vasinho. Desde então, estou fascinada e adoro o sabor. Esta massa deve estar deliciosa.
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Super boa não é? Também adoro mas não é fácil encontrar...
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário