FEIJOADA DE POTA E CAMARÃO

FEIJOADA DE POTA E CAMARÃO


Feijoada de polvo e camarão


Gosto de polvo. Não posso ver arroz de polvo ou salada de polvo que as minhas pupilas gustativas entram em alerta máximo. Sabem nos casamentos quando nos aperitivos anda tudo à caça do croquete e do rissol? Eu ando de olho na salada de polvo!

No entanto, o meu adorado polvo tem um grande defeito: encolhe que se farta!! Uma pessoa compra um polvo de 1kg e quando abre a panela sai de lá um primo anão do que entrou! Bem que se podia juntar aos espinafres salteados e fazerem uma associação de "alimentos que desaparecem a olhos vistos".

E é aqui, neste meu desassossego, que entra a Pota. Descobri a pota há já uns anos e tem sido uma grande substituta do polvo. Além do preço ser bem mais simpático, mantém o tamanho original! 

Comecei então por usar a pota como substituta do polvo, porque acho que a textura e o sabor são muito semelhantes. E não é que ficámos mesmo fãs? Cozinhamos exactamente da mesma forma, apenas os pratos ficam mais volumosos porque não diminui de tamanho para metade!

Para hoje sugiro uma feijoada, onde à pota ainda juntei camarão. Ficou para lá de boa! De comer tudo e ainda limpar o molho do prato com uma fatia de pão! Experimentem e digam-me se não é verdade!

Ingredientes:
(2 pessoas)
350g de tiras de pota descongelada e cortada em cubos
250g de miolo de camarão cozido em água e sal
1/2 cebola picada
2 alhos picados
1/2 pimento verde sem sementes picado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
250g de feijão manteiga cozido
1 tomate maduro grande (picado sem pele e sem sementes)
1 cenoura picada
1 dl de vinho branco
Tabasco
Azeite
Sal
Coentros


Preparação:
Aloure a cebola e os alhos em azeite.
Junte a cenoura, o tomate e o pimento e deixe cozinhar um pouco.
Adicione a pota envolva bem e junte o vinho branco e a polpa de tomate. Tempere de sal e umas gotas de tabasco e deixe cozinhar. Quando a pota estiver cozinhada, adicione o miolo de camarão e envolva.
Por fim junte o feijão manteiga.
Sirva com coentros picados grosseiramente e acompanhado de arroz branco.

Bom apetite!

Comentários

  1. Um prato delicioso, certamente :P

    Adoro!!
    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  2. Hola, nueva seguidora; felicitaciones por blogs y publicaciones; aquí el último publicado por mí: https://ioamoilibrieleserietv.blogspot.it/2018/02/www-wednesday-27.html


    Si quieres te espero como lector fijo (encuentra el blog también en Facebook e Instagram como: ioamoilibrieleserietv)


    Gracias

    ResponderEliminar
  3. Comidinha de conforto! Muito bom ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  4. Eu não sei o que é Pota Joana... mas se ela é semelhante ao Polvo eu já gostei hehehe.

    E juntando com Camarão então... quero essa feijoada pra ontem !! :)

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Uni Colorato - Instagram |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe o que é lula Anna? É da mesma família mas de aspecto parece bem um polvo! Uma delícia!
      Beijinho

      Eliminar
  5. Ora cá está um prato que adoro!! Obrigada

    Beijos

    ResponderEliminar
  6. não fosse não gostar de feijão e era uma boa opção :)

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa que não gosto é de feijão mas essa comida parece ser boa
    Beijinhos
    Novo post ( Conjunto De Um Look ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Muito bom!! Também sou fã de Pota, o preço é bastante mais simpático e gosto muito do sabor! Que boa sugestão nos mostras!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de pota mas por acaso nunca comi em feijoada. Seja como for, está bem apetitosa ao meu olho e acredito que estivesse uma delícia :)
    Um beijo
    Cláudia

    ResponderEliminar
  10. É verdade, chega a ser deprimente ver o que sai da panela em termos de tamanho! Eu agora de vez em quando também uso pota. Adorei esta tua sugestão. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  11. Oi Joana, bt!
    Eu não como pota, mas fiquei de olho na feijoada com camarão. Hummmmm, eu quero! kkkk
    Bjss amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só com camarão também fica óptima Dinha! É só aumentar a quantidade!
      Beijinho

      Eliminar
  12. Nunca provei, mas acho que ia gostar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Querida Joana,
    Assim a feijoada fica mais saudável e bem mais digestiva.
    Lindo prato!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  14. Também gosto muito e concordo contigo, não desaparece no tacho como o polvo ^_^
    Gostei muito desta sugestão, tenho de experimentar qualquer dia.
    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  15. Uma excelente sugestão!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que delicia, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  17. Não gosto de feijoada, mas agora até provava esse, parece ter bom aspeto :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito de feijoada de pota mas nunca coloquei coentros. Tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/receita-caixa-misterio-1.html

    ResponderEliminar
  19. Eu adoro pota e há muito que não faço por isso levo a sugestão!bj

    ResponderEliminar
  20. Que boa ideiaaa! Sério! Porque é verdade...o polvo pá. Desaparecendo. Não há direito. E eu no outro dia apetecia-me salada de polvo e vi no lidl a bela da pota. Qual foi o meu espanto quando não encolheu. Vou fazer feijoada porque por aqui adoramos. 😃
    Obrigada pela partilha. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Sara, uma diferença de tamanho abismal... com a pota isso já não acontece :P
      Experimenta na feijoada, de certeza que vão adorar!
      Beijinho

      Eliminar
  21. Bela ideia. Já experimentei feijoada de polvo. Obrigada pela receita. Bj

    ResponderEliminar

Enviar um comentário