Visitas da Mãe Galinha - Avenida Sushi Café

Avenida Sushi Café


 


Chegámos ao Avenida Sushi Café com as expectativas em alta. Tínhamos ouvido dizer que mais do que uma refeição de comida japonesa, no Avenida era vivida toda uma experiência. Eis o problema: quando nos dizem isto, a expectativa fica tão alta que quase vamos à procura do que nos vai decepcionar... Se aconteceu? Nem por sombras, o chef Daniel Rente e a sua equipa sabem bem o que estão a fazer.

Começar por falar do espaço. Glamoroso, intimista e sofisticado. Com esplanada para os dias de maior calor e uma sala bem acolhedora no interior para os dias de frio e chuva ou em que procuramos um aconchego.

Das primeiras coisas em que reparo: há uma parte do menu que diz "KIDS". Sabem o quanto isso é raro num restaurante de comida japonesa? Se não são pais possivelmente nunca tinham pensado nisso, mas sendo mãe de dois pequenos reguilas estes pormenores não me escapam. Pontos extra!

Escolha da noite: menú de degustação.

O que comemos?

Hammachi sashimi (lírio australiano em sashimi, salada de salicórnia e wakame, vinagre de pesto e sal negro) - começar por dizer que adoro lírio e este estava cortado na perfeição! A frescura era notável à distância e a salada completava o prato de forma perfeita.

 

Himalayan salt rock sashimi (chutoro com cebola caramelizada, kizami wasabi e maracujá) - um prato muito interessante onde as fatias de sashimi vêm em cima de uma pedra de sal rosa dos Himalaias, e são dobradas quando chegam à mesa para que todos os elementos sejam degustados em conjunto. É-nos aconselhado a provar um de imediato e outro um pouco depois, para percebermos o impacto da pedra no sashimi. Delicioso! 






Blue pico sashimi (usuzukuri de peixe dos Açores com sal negro, ensaio de coentros e goma wakame) - aqui fomos também incentivados a experimentar o peixe de duas formas, com e sem molho. Embora tenha gostado sem o molho, quando o adicionámos o prato ganhou toda uma outra dimensão!




Kuru ceviche (ceviche de peixes variados, puré negro de batata doce, rice chips e ikura) - primeira impressão: deixaram queimar o parto! Mas não, a cor intriga mas é apenas tinta de choco. Especial destaque para as folhas que eram deliciosas!!





Waggu truffle (tataki da vaziade waggu com trufa e tempura de shimeji) - é certo e sabido que toda a boa tempura rouba o meu suspiro e acelera o meu coração. Foi o caso. Definitivamente um dos meus pratos preferidos e que deixou saudades. A carne, o cogumelo e a trufa fazem a tríade perfeita... Este definitivamente não podem deixar de provar!



Apple maki (rolo de salmão, camarão em tempura, maçã, açúcar demerara e molho teriyaki). Este talvez tenha sido dos menos preferidos, mas mesmo assim ainda bastante agradável. Mas é que depois do waggu anterior qualquer prato teria dificuldade em destacar-se...




Otsukurin (combinado de sashimi de peixes variados sobre gelo) - peixe fresquíssimo e com apresentação fantástica (como em todos os pratos aliás). 




Tuna foie (gunkan de atum com foie gras e cebola roxa caramelizada) - outro dos meus preferidos. Gostei, gostei, gostei!!




Black cod (bacalhau negro do Alasca com miso, migas de frade e ervilhas de quebrar) - bom, aqui atrevo-me a dizer que foi a surpresa da noite. Bacalhau? Como assim bacalhau? De todos, este foi o prato que mais me surpreendeu pois foi completamente inesperado. Mas que bela surpresa que foi, o bacalhau estava DIVINAL! Outro prato que não podem perder...



E assim chegámos às sobremesas! Provámos quatro diferentes:
Sundae miso (gelado de nata com caramelo de miso, crumble de oreo e biscoito de waffle), que estava para lá de guloso, Kabotcha cheesecake (cheesecake de doce de abóbora e canela com pevides crocantes) que foi uma das melhores sobremesas que já comi nos últimos tempos, Yuzu white rock (panna cotta de yuzu com caldo de yuzu e kumquat) uma panna cotta de textura perfeita e Matchamitsu (tiramisú de chá verde Robin Wood).




A cereja no topo do bolo? A simpatia e eficiência com que fomos atendidos pelo Kiko, que nos foi explicando o que compunha cada prato e nos ia sugerindo como fazer a degustação. A experiência que tivemos nesta noite no Avenida, foi definitivamente engrandecida pela sua competência e cuidado.

Onde fica?

Rua Barata Salgueiro, 28, Avenida da Liberdade, Lisboa.

Avenida SushiCafé Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato


Comentários

  1. Nossa mais um lugar que não conhecia, mas parece ser tudo muito bom
    Beijinhos
    Novo post (Decoração De Unha) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Apetece provar um de cada!!!
    Que nesta Páscoa se sinta bem FELIZ!!!

    ResponderEliminar
  3. Tudo tão bonito e com ótima apresentação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Belíssimas fotos apesar que não sei se iria ou não gostar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/parabens-mim-e-um-pao-de-lo-dos.html

    ResponderEliminar
  5. Tudo com óptimo aspecto, apesar de que carne e peixe cru não são muito ao meu gosto. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  6. Não aprecio sushi... Mas a apresentação dos pratos está linda ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  7. Oi querida, vim especialmente, desejar a ti e aos teus uma boa Páscoa! Deixarei um poemeto que fiz para homenagear os amigos. Tudo de bom! Grande abraço. Laerte.

    FELIZ PÁSCOA

    Autor: Laerte Sílvio Tavares

    Que a luz da ressurreição
    De Cristo Nosso Senhor
    Brilhe no teu coração
    E se refrate em amor,

    Permeando a tradição
    De fé, a dar esplendor
    Às festas pascoais que são
    Frutos da Paixão e dor

    Transformadas em alegria
    De Madalena, Maria
    E de toda a humanidade!

    Feliz Páscoa, pela via
    Do amor – nossa luz e guia
    Na fé e na caridade!

    ResponderEliminar
  8. Joana o espaço é incrível, o cardápio é muito bom excelente dica de lugar, Joana feliz páscoa bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
  9. Não faz o muito meu género em termos de refeição em si, mas fico encantada com os pratos, acho lindos de tal maneira que me cativam a pontos de ficar com vontade de provar!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  10. Não sou fã de sushi mas admito que tem muito bom aspecto :)
    Um beijo
    Cláudia

    ResponderEliminar
  11. A ementa é grande e variada, de certeza que de alguma coisa gostavas! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário